logo brasiliapis

APRESENTAÇÃO

 

O Observatório de Práticas Integrativas em Saúde do Distrito Federal (Brasília PIS) nasce de um ambiente institucional para o desenvolvimento de estratégias que promovam a expansão das Práticas Integrativas em Saúde (PIS) no Distrito Federal.

 

É resultado de articulação entre servidores da Universidade de Brasília / Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE) e os servidores convidados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), com patrocínio da Câmara dos Deputados.

 

O Brasília PIS parte de uma construção colaborativa, na qual as ações, parcerias e decisões são acordadas entre a equipe gestora. Ele reunirá pesquisadores, docentes, colaboradores técnicos e estudantes.

OBJETIVOS

 

  • Produzir, sistematizar e difundir conhecimento em Práticas Integrativas em Saúde - PIS
  • Mapear iniciativas e serviços de PIS no cenário distrital e regional;
  • Produzir capacitação e formação em PIS para profissionais;
  • Promover a troca de informações técnicas e experiências profissionais com a finalidade de aperfeiçoamento e formação profissional;
  • Fortalecer a integração entre Universidade e Serviço de Saúde para aprimoramento das PIS.

 

ESTRATÉGIAS

 

Como estratégia principal, o Observatório de Práticas Integrativas em Saúde do Distrito Federal concentra-se em constituir espaços institucionais, virtuais e físicos para lançar luz sobre os saberes e práticas acumulados, em progresso e a desenvolver na área das PIS. Espaço de pesquisa, formações, integração humana e com a natureza, criação e fortalecimento de redes comunitárias para projetos, pesquisas e atenção em saúde.

 

O QUE É UM OBSERVATÓRIO DE PIS?

 

Um Observatório é o local usado para observações e estudos dos mais diversos fenômenos naturais ou de ação humanas usadas por várias ciências como: astronomia, climatologia, geologia, meteorologia.


No caso das PIS, o Observatório é o local usado para experimentação, identificação, mapeamento de iniciativas e estudos das PIS.